Quem Somos

O Nudecri foi criado em 1985, com o objetivo de desenvolver projetos de caráter interdisciplinar, relacionados às questões da vida nas cidades, e projetos na área das artes, da produção cultural e da divulgação científica.

Em 1992 ganhou foco a questão da linguagem no espaço urbano e, ancorado por um projeto temático, foi criado o Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb).

Dois anos depois, nasceu o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), com o objetivo de melhorar a formação do jornalista no país e ampliar a oferta de informações de qualidade sobre temas em geral mas, especialmente, os relacionados à C&T.

Por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão, o Núcleo forma competências nas áreas do saber urbano e linguagem, do jornalismo científico e cultural e de crítica da mídia, estudando e discutindo questões urbanas, o jornalismo científico e a divulgação científica e cultural.

São diversos projetos desenvolvidos por pesquisadores do Núcleo, em parceria com outras unidades da Unicamp e outras instituições. E diversas linhas de ação, entre elas: revistas (periódicos científicos e magazines), programas para rádio e TV, oferta de eventos, participação em eventos, livros etc.

O Labeurb  é um  laboratório de pesquisa multidisciplinar, centro de extensão e produção cultural, e já se tornou referência quanto aos estudos da cidade, analisada da perspectiva da linguagem, através de estudos e pesquisas discursivas que relacionam o sujeito, a linguagem e a história. Por meio de uma metodologia discursiva, seus estudos analisam os movimentos políticos, sociais e econômicos; o planejamento, a administração e a organização do espaço urbano pelo Estado. As pesquisas englobam também as práticas de memória, a cultura e a arte; a linguagem urbana e a escrita; a mídia e a computação assim como as relações do dia-a-dia.

O Labjor é uma referência, no país e na América Latina, para a formação de jornalistas nos estudos em divulgação científica e cultural. Para isso, vem procurando agregar novos pesquisadores e programas. Essa formação se dá a partir da oferta de cursos de pós-graduação interdisciplinares – lato sensu e stricto sensu – e de especialização, do desenvolvimento de pesquisas e produtos – em particular publicações e banco de dados - que viabilizam a articulação de teorias com as práticas.